Coaching e os Princípios Olímpicos

 

Coaching é uma atividade que tem uma estreita relação com os Jogos Olímpicos. Quer ver? Vamos fazer uma experiência. Leia o texto a seguir, que foi ligeiramente adaptado da Carta Olímpica (https://www.pned.pt/media/1460/cartaolimpica.pdf) – Por Ane Araújo – Do livro Coach um parceiro para o seu sucesso.

Os princípios da Carta Olímpica

1. O Espírito Olímpico é uma filosofia de vida que equilibra as qualidades do  corpo, da vontade e do espírito. É um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor do bom exemplo  e no respeito aos princípios éticos universais.

2. O objetivo do Espírito Olímpico é o de colocar o desporto ao serviço do desenvolvimento harmonioso do homem, promovendo uma sociedade pacífica e que respeite a dignidade humana.

3. O Espírito Olímpico é a ação, arquitetada e  organizada,  de todos os indivíduos e entidades que são inspirados por seus valores. Seu símbolo, cinco anéis entrelaçados, representam a união de trabalhadores dos cinco continentes.

4. O desporto é um direito do homem. Todo e qualquer indivíduo deve ter a possibilidade de praticar desporto, sem qualquer forma de discriminação e de acordo com o espírito Olímpico, o qual requer entendimento mútuo, o espírito de amizade, solidariedade e justiça.

5. Toda a forma de descriminação a um país ou a uma pessoa com base na raça, religião, política, sexo ou outra, é incompatível com o Espírito Olímpico.

6. Pertencer ao Movimento Olímpico exige o respeito à Carta Olímpica.

 

Agora, vou substituir Espírito Olímpico por coaching, desporto por trabalho, olímpico por desenvolvimento e atleta por trabalhadores. Veja como ficou o texto!

 

Carta do Desenvolvimento Humano

1. O Coaching é uma filosofia de vida que equilibra as qualidades do  corpo, da vontade e do espírito. É um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor do bom exemplo  e no respeito aos princípios éticos  universais.

2. Seu objetivo é colocar o trabalho ao serviço do desenvolvimento harmonioso do homem, promovendo um ambiente de trabalho pacífico e que respeite a dignidade humana.

3. O Coaching é a ação, arquitetada e organizada,  de indivíduos e entidades inspirados por seus valores. Seu objetivo é a união de trabalhadores da empresa.  

4. O trabalho é um direito do homem. Todo e qualquer indivíduo deve ter a possibilidade de praticar trabalho, sem qualquer forma de discriminação e de acordo com o espírito de desenvolvimento, cujos valores centrais são o entendimento mútuo, o espírito de amizade, solidariedade e justiça.

5. Toda descriminação é incompatível com o espírito de desenvolvimento humano.

7. Pertencer ao Movimento de Coaching exige o respeito à Carta de Desenvolvimento Humano.

 

Não é exatamente o mesmo espírito?