Psicologia Positiva: descobrindo suas principais forças
A pisicologia positiva é um termo amplo que engloba o estudo dos aspectos saudáveis do viver.
Ela estuda as emoções positivas (felicidade, prazer), traços positivos do caráter (sabedoria, criatividade, coragem, cidadania, etc.), relacionamentos positivos (amizade, confiança, vínculos afetivos saudáveis) e as instituições positivas (escolas, empresas e comunidades).
Ao contrário da psicologia tradicional, que se foca no estudo e tratamento de distúrbios como as depressão e ansiedade, o novo campo da psicologia positiva se propõe a focar mais nas forças que nas fraquezas. Busca promover mais as qualidades do viver do que reparar o que vai mal.
Não se trata do que conhecemos como pensamento positivo, se trata de uma abordagem científica do que torna a vida plena e feliz. Uma característica central da psicologia positiva é que todas suas aplicações são empiricamente testadas e informadas.
A Psicologia Positiva não trabalha sobre os problemas das pessoas e como remediá-las, ela busca compreender a ciência e a anatomia da felicidade, das experiências positivas, do otimismo e do altruísmo, ela aponta para uma visão de que a saúde psicológica é muito mais do que a ausência de sintomas.
NESTA VISÃO UMA VIDA PLENA INCLUI:
- Satisfação. Viver com alegria, felicidade e prazer. Ter emoções positivas.
- Engajamento. Viver o melhor de si. Usar as próprias forças e virtudes do caráter.
- Sentido. Encontrar um sentido na vida. (Missão, Visão e Valores).
- Relacionamentos. Ter relacionamentos saudáveis, com vinculo e apoio mútuo.

Esse teste foi construído há alguns anos nos Estados Unidos, traduzido para diversas línguas e vem sendo aplicado em culturas diferentes.
Em 2011, a pesquisadora gaúcha Bruna Seibel traduziu e validou a versão original (norte-americana) para o português, disponibilizando a versão brasileira no site responsável pelos inventários, o www.viame.org.
E a parte que muito nos agrada: completamente gratuito.
Para fazer o teste, você deve acessar o site descrito acima, selecionar o idioma preferido. E um detalhe importante: esse teste foi elaborado para maiores de 18 anos. Os adolescentes mais jovens devem esperar a validação brasileira da versão condizente com a idade deles.
Bem, devo avisá-los que o teste é um tanto quanto longo. Mas se você se cansar no meio do caminho, é possível continuar em outro momento. Porém, recomendo tirar uns 20 minutos do seu dia para fazer de uma vez.
O ponto mais importante na execução do teste é a total honestidade nas respostas. Não é para responder de acordo com o que você acredita que é certo, ou como você gostaria que você fosse. É um momento para você ser franco consigo, afinal, queremos descobrir suas verdadeiras forças, não é mesmo?
Uma vez terminado o teste, aparecerá na tela suas 5 principais forças.
Se clicar em “see all results” aparecerão as 24 forças, na ordem correspondente com as suas respostas. É interessante avaliar tanto as primeiras quanto as últimas, que demonstram áreas onde provavelmente você sente mais dificuldade na sua vida.
Agora que você sabe quais são suas principais forças, analise e veja, dessas cinco, quais são as que você mais se identifica/gosta. E aqui vai a dica de ouro: use-as no seu dia a dia. Transforme o seu cotidiano de forma com que ele reflita essas suas virtudes. Tanto no trabalho, quanto na esfera social ou afetiva.
Que tal fazer o teste e descobrir o que há de melhor em você?